A EXPOSIÇÃO ONLINE
O conceito de exposição-on-line foi o escolhido por Jorge Castanho para apresentar os seus trabalhos ao público, no espaço Web.
A materialização deste conceito, de Exposição-On-Line, afigura-se o mais adequado a libertar os artistas da dependência dos contextos dos espaços convencionais de apresentação de trabalhos de Arte e dos seus calendários e estratégias promocionais.
Tal como no século XIX, quando o artista se libertou das academias, o pensamento artístico aparece assim reforçado e as directrizes artísticas surgirão em qualquer lugar, difundidas por quem as criar, com a possibilidade de a todo o momento as dar a conhecer, num universo mais alargado.
Os projectos desta natureza farão com que a leitura do panorama artístico por críticos, ensaístas e historiadores de Arte, se alargue e o seu mundo de análise evolua de um espaço físico espectacular e socialmente cultivado diferenciadamente em todo o século XX, para uma complexidade de actos no espaço virtual.
Trata-se de uma solução para a velocidade da produção artística, que já não se adequa à lógica de exibição do século passado, a que os espaços tradicionais de exposição ainda não adequaram as estratégias, por forma a dar resposta às novas necessidades de exposição introduzida pelo mundo virtual.